Conferência Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira com debates sobre o futuro do SUS em Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 18h30min, a solenidade de abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no Auditório do Sicredi e terá como tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.
Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a conferência reunirá usuários do sistema público, profissionais da área e gestores para discutir os desafios da saúde pública, avaliar a realidade local e construir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Até o final da segunda-feira, cerca de 40 participantes já haviam confirmado presença por meio das inscrições gratuitas disponibilizadas pela organização. Além da participação nos debates, os inscritos receberão certificado.
A programação de abertura contará com palestras técnicas divididas em quatro eixos temáticos considerados estratégicos para o futuro da saúde pública brasileira. Entre os assuntos que estarão em pauta estão a democracia e o direito à saúde, o financiamento do SUS, os impactos das emergências climáticas na saúde da população e os modelos de atenção e gestão voltados ao cuidado integral.
As atividades terão continuidade na sexta-feira (19), a partir das 8h, na sede do Sindisaúde, localizada na Travessa Virgílio de Abreu, nº 1148, no Bairro Santo Antônio. Durante o segundo dia serão realizados debates em grupos, análise e aprovação de propostas, além da eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual.
As sugestões aprovadas durante a conferência serão encaminhadas à 10ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para 2027. Posteriormente, as propostas poderão contribuir para as discussões da 18ª Conferência Nacional de Saúde, responsável por subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Saúde 2027-2030.
Além de promover a participação popular na construção das políticas públicas, a conferência também é considerada uma importante oportunidade de qualificação para estudantes e profissionais da área da saúde, reunindo especialistas e gestores com ampla experiência no setor.
Programação de palestras
A partir das 19h30min, o contador Paulo Sérgio Dias abordará o tema “Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional”. Atualmente, ele ocupa a vice-presidência do Conselho Municipal de Saúde e possui atuação em diversas instâncias de representação da área.
Na sequência, às 20h, a secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, e o administrador hospitalar Mauro Joel da Silva Ferreira conduzirão a palestra sobre financiamento adequado e sustentável para o SUS.
Às 20h45min, a diretora das Vigilâncias em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Andréa Santos, falará sobre os desafios enfrentados pelo sistema de saúde diante das emergências climáticas e das questões socioambientais.
Encerrando o ciclo de palestras, às 21h15min, a fisioterapeuta e mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gabriela do Nascimento Toniolo Bertolo, apresentará reflexões sobre os modelos de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral pelo SUS.
A expectativa dos organizadores é ampliar a participação da comunidade nas discussões, fortalecendo o controle social e contribuindo para a construção de políticas públicas cada vez mais alinhadas às necessidades da população cachoeirense.
